quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Curiosidades de A Culpa É das Estrelas

BY Unknown 1 comment

Lançado em 10 de Janeiro de 2012, o livro The Fault In Our Stars (no Brasil foi publicado como "A Culpa é das Estrelas") conta a história de Hazel Grace, uma adolescente de 17 anos que tem câncer. Por causa de seus pais, ela começa a frequentar um grupo de apoio, onde ela encontra Augustus Waters, de 18 anos. Agora, vamos para as curiosidades, o.k.?


Curiosidade 1 - O bom e velho Shakespeare

O nome A Culpa é das Estrelas vem da peça Julio César, do escritor William Shakespeare, na qual John Green brinca com a seguinte frase dita pelo imperador romano: "A culpa, querido Brutus, não está em nossas estrelas, mas em nós mesmos".


Curiosidade 2 - A culpa é dos nomes


O nome Hazel, de acordo com o próprio escritor: "É uma cor de transição e a personagem está no meio de um monte de coisas: entre ser saudável e ser doente, entre a infância e a idade adulta (…). Então, isso pareceu uma maneira de comunicar a instabilidade e medo (mas também emoção) dessa parte da vida”. Para explicar o nome de Gus, o autor afirma: "Augustus é o nome de imperadores romanos, certo? É um grande nome associado a noções tradicionais de grandeza. Mas Gus é o nome de uma criança. É curto e fofo. No livro, ele vai da força à fraqueza, que é o oposto da jornada do herói habitual. Ele começa sendo um garoto confiante e pretensioso. E então ele se torna vulnerável. Para Gus, esse é um processo brutal. Mas a sua capacidade de estar naquilo com Hazel, e de se permitir amar e ser amado, apesar da perda de si mesmo que ele cuidadosamente cultiva, é o que na minha cabeça parece muito mais heroico do que as noções tradicionais”.



Curiosidade 3 - Esther Grace Earl

Amiga de John Green, a adolescente de 16 anos, Esther Earl morreu de câncer em 2010. O autor afirma que nunca poderia ter escrito A Culpa é das Estrelas se não tivesse a conhecido. Existe um livro, aqui no Brasil chamado de: A Estrela Nunca Vai se Apagar, que é uma biografia da garota.
(John Green e Esther)


Curiosidade 4 - Demorou, mas valeu a pena

John Green gastou 10 anos para escrever o desfecho de A Culpa é das Estrelas. Ainda bem que, para nossa sorte (e a dele), ele não desistiu do livro.


Curiosidade 5 - A verdade sobre o "O.K."

Por que John Green escolheu o "o.k." para ser o "para sempre" de Hazel e Gus? E por que "para sempre"? O autor responde: "Bem, “sempre” nada mais é que um conceito intrinsecamente ridículo, mas é claro que você quer dizer isso para as pessoas que ama, não quer? Você quer prometer a elas que vai amá-las para sempre, que sempre vai tomar conta delas, que elas não precisam se preocupar porque você sempre vai estar ao lado delas. Você não vai estar sempre ao lado delas, porque em algum momento você vai morrer ou ficar preso num engarrafamento ou se apaixonar por outra pessoa ou sei lá o quê.Nós (eu inclusive) não pensamos no ridículo do que estamos dizendo quando falamos: “Eu vou amar você para sempre”*, “Sempre vou me lembrar desse dia”, ou “Eu nunca vou esquecer** você” ou o que quer que seja. Quer dizer, eu digo essas coisas o tempo todo, assim como a maioria das pessoas. Mas a Hazel e o Augustus são muito mais cuidadosos no modo como veem a si mesmos e o amor que sentem/a responsabilidade que têm pelas outras pessoas, daí terem adotado o “o.k” como a expressão que serve para demonstrar o amor que sentem um pelo outro."


Gostou da publicação? Siga a Wizard Rondonópolis em todas as redes sociais, e matricule-se já! Fone: (66) 3421-7740

Um comentário:

  1. Olá! Muito bom artigo! Eu amo esta história. É muito conmovente. Desfrutei muito dela pelo bom enredo e narrativa. Fiquei muito interessada no filme desde que eu li o livro em que esta baseado. Realmente vale a pena todo o trabalho que o elenco fez, cada detalhe faz que seja uma grande história. Eu acho que é um dos filmes mais interessantes de Laura Dern. Eu vi o seu trabalho em um dos filmes Michael Keaton é também achei interessante. Vale muito à pena. Se vocês são amantes do trabalho da atriz este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir